Live Next Now, da Gouvêa Experience, antecipou as principais tendências para o varejo que devem ser apresentadas em 2026.

O consumidor hoje compra produtos diferentes, por razões diferentes e em lugares completamente novos. A loja física, que já foi o centro do varejo, agora divide espaço com uma infinidade de canais digitais que acompanham o consumidor em todos os momentos do dia. Vivemos a era do consumidor omnichannel, que transita naturalmente entre o mundo real e o virtual.
No Brasil, as lojas físicas ainda concentram cerca de 90% das vendas, mas a o papel desses espaços mudou completamente. A loja deixou de ser o ponto final da jornada do cliente para se tornar um hub de experiência, serviço e conveniência. Essa é uma das tendências que foi apresentada na Live Next Now, realizada pela Gouvêa Experience nesta quinta-feira, 30, para antecipar alguns dos assuntos que serão debatidos na NRF Retail Big Show 2026.
“Os espaços estão sendo reinventados. Não só o espaço de loja, com novas e maiores funções, mas também os espaços dos centros comerciais, para atender a um novo consumidor, que compra coisas diferentes de maneiras diferentes por razões diferentes”, afirma Luiz Marinho, CEO da Gouêa Malls.
Marinho destaca que hoje a jornada do consumidor hoje começa pelo digital e que não é mais o consumidor que vai até a loja. É a loja que deve ir até o consumidor. “Na maior parte das vezes, essa conversa vai começar pelo digital. Pelo WhatsApp, pelas redes sociais, de diversas maneiras diferentes”, explica.
Como exemplo, citou que, na Arezzo, a participação do digital, nos celulares das lojas físicas da Arezzo, é próxima de 60%. “E por que isso acontece? Porque quando não estão atendendo clientes das lojas, os vendedores estão com os celulares nas mãos, utilizando o aplicativo do vendedor para poder conversar de forma ativa com os seus clientes.”
E, cada vez mais, a loja física também passa a ter múltiplas funções, de serviço à personalização e novas receitas, com o retail media. “A loja física do futuro é um lugar de serviço. É impressionante como a Petco, na Uniun Square, que, além dos serviços veterinários, tem banho e tosa e treinamento para os tutores, de onde sai parte importante da receita da loja”, explica
Outra tendência, apresentada na NRF 2025, que deve continuar em alta no próximo ano é o chamado varejo de valor, impulsionado por um consumidor mais racional e pressionado pelo custo de vida. Segundo Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.
”Uma vez que a gente tem essa pressão no orçamento familiar dos consumidores, seja no mercado norte-americano, seja no mercado europeu e, obviamente, no mercado sul-americano, o que a gente tem visto é um grande crescimento do varejo que a gente chama de varejo de valor. Os formatos de desconto e clubes de compra foram os que mais cresceram na última década, o equivalente ao nosso atacarejo”, afirma.
Yamashita citou o exemplo da rede canadense Loblaws, que criou a marca No Name, composta apenas por produtos próprios, com design simplificado e preços competitivos. “É uma proposta radical de valor, que responde diretamente às novas prioridades do consumidor”, explica
O executivo estará mais uma vez presente em um dos painéis da NRF 2026, desta vez com a participação de Rogério Barreira, CEO do McDonald’s Brasil, que falará sobre da plataforma digital do McDonald’s, unindo dados dos consumidores, programas de fidelidade, meios de pagamento e plataformas de delivery, para entregar uma experiência incrível para os consumidores.
Delegação Gouvêa NRF
Entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2026, a Gouvêa Experience realizará a delegação Gouvêa NRF 2026, oferecendo uma imersão completa no maior evento de varejo do mundo.
A programação inclui um Study Tour com visitas técnicas a operações inovadoras em Nova York durante três dias, além de um tour guiado pela Expo NRF, que traduz tendências globais em oportunidades de negócios.
O roteiro contempla ainda o Retail Executive Summit (RES), evento proprietário que reúne palestrantes e apresenta os principais insights da viagem, mentoria personalizada, com um mentor para cada 15 executivos, e curadoria Gouvêa Score, ferramenta que transforma conteúdo em decisão estratégica ao destacar as palestras mais relevantes para cada perfil de negócio.
A delegação Gouvêa também oferece logística completa, garantindo uma jornada de aprendizado sem imprevistos. Para mais informações, clique no link.
🗒️ Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins
✍️ Da Redação | Mercado & Consumo
🌐 www.passarefm.net
📸 Imagem/Reprodução
