Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

“O fim do mundo não virá do clima”: Bill Gates discorda da ideia de apocalipse climático

Publicada em: 30/10/2025 16:37 -

Após defender por anos a ideia de que o fim do mundo seria provocado pelo clima, Bill Gates agora rejeita a tese e pede calma. 

Em um texto recentemente publicado, o CEO fundador da Microsoft disse que é momento de mudar a estratégia até agora executada.

O que disse Bill Gates?

No seu site pessoal chamado Gates Notes, publicou o texto “Três verdades difíceis sobre o clima” (Three tough truths about climate em inglês). 

Nele, Bill Gates critica rapidamente a narrativa do cataclismo climático como “errada”. Para ele, a solução trata-se não de minimizar o problema, mas de mudar o foco. 

Segundo Gates, a obsessão com “quantos graus a Terra se aquecerá” e com “quanto CO₂ deixaremos de emitir” está tirando a atenção e os recursos das ações que melhoram vidas, em especial nas regiões mais pobres. 

"Mesmo que o aquecimento global terá consequências sérias —especialmente para as pessoas nos países mais pobres— não levará à humanidade ao seu fim. As pessoas poderão viver e prosperar na maioria dos lugares na terra no futuro”, disse Gates. 

Ele critica o que chama de “a visão do fim do mundo climático”, e afirma que essa visão está levando a comunidade climática a se concentrar demais nas metas de curto prazo. 

“As melhores coisas que deveríamos estar fazendo é melhorar a vida num mundo em aquecimento”.

Bill Gates propõe debater nova perspectiva climática na COP30

Gates também propõe duas grandes prioridades para a conferência COP30 no Brasil:

1. Fazer o “Green Premium” (o custo adicional das tecnologias limpas) chegar a zero, ou seja, tornar a energia limpa tão barata ou mais barata que a suja.

2. Ser rigoroso na mensuração de impacto: propõe usar dados para alocar recursos onde “cada dólar salva ou melhora mais vidas”.

A conferência, diz ele, é a oportunidade para o pragmatismo: avaliar o progresso não apenas em graus Celsius, mas em geração de melhores condições de vida.

Qual o antigo consenso que Bill Gates defendia?

Até agora, o discurso dominante entre cientistas e organismos internacionais como Organização das Nações Unidas era claro: as atividades humanas são a causa inequívoca do aquecimento global.

Enquanto Gates não nega a influência das atividades humanas, ele propõe deslocar o critério de sucesso para o bem-estar humano e à viabilidade de tecnologias limpas. 

Para Gates a redução de emissões continua sendo importante, mas a inovação tecnológica para melhorar vidas. 

Em seu documento, Gates considera que concentrar apenas em metas de temperatura ou toneladas de CO₂ é insuficiente e até contraproducente.

A COP30 acontecerá em 10 de novembro e dará palco a grandes discussões que influenciarão políticas no Brasil e no mundo. Se você não quer perder as informações mais importantes sobre os eventos do mundo, assine nossa newsletter gratuita, o Resumo BP. Basta se registrar e você receberá diretamente no seu e-mail de graça.

 

🗒️ Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

✍️ Da Redação | Brasil Paralelo

🌐 www.passarefm.net

📸 Imagem/Reprodução

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...