Quando fecha os olhos, Patrícia de Oliveira, 35 anos, lembra da mãe, Francisca Lúcia, em sua máquina de costura, a dizer para as filhas que era melhor não chegarem perto, porque “para ser costureira, primeiro tinham que aprender a costurar à mão”. Obediente, foi assim que ela fez as primeiras peças, ainda de forma tímida, mas disposta a aprender um ofício. Com o passar dos anos, acabou se distanciando desse sonho, resgatando-o só mais recentemente, por meio do Projeto Vai Maria.

A iniciativa do Instituto Primeira Infância (Iprede) busca profissionalizar as mães que chegam ao local para receber o atendimento dos filhos em estado de desnutrição e encontram ali outras portas abertas para a mudança. Em 2019, 12 mulheres participaram da capacitação em corte, costura, moda e criação, apoiada pelo Criança Esperança. 

Após um ano de atividade, elas lançam na próxima sexta-feira (13), por meio de um desfile na Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, a Coleção Brasilidade, com a perspectiva de deixar as roupas contarem suas histórias.

Lançamento da coleção Brasilidades. Nesta sexta (13), às 19h, na Praça da Imprensa, bairro Dionísio Torres. As peças ficarão disponíveis num estande na feira Babado Coletivo, de 13 a 15 de dezembro, de 17h às 21h. Contato: (85) 3218-4000

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Roberta Souza/Diário do Nordeste

Foto: Voir Image