Rota turística lançada pelo Sebrae no último fim de semana, "Caminhos de História e Fé" é opção com cinco percursos para fazer passagem por locais e momentos marcantes de Baturité.

O Mosteiro dos Jesuítas tem fé e histórias interligadas em uma construção antiga e silenciosa Na Comunidade Quilombola, os jornalistas recebidos pela inauguração da rota presenciaram apresentação das crianças locais; na Estação Ferroviária, foi possível ver o artesanato de diversas famílias da cidade que falam sobre resistência Estação Ferroviária é um dos espaços que integram a rota pelo município

Localizada a poucos quilômetros de Fortaleza, cerca de 113 km, Baturité é daquelas cidades onde é possível sentir a história nos muros alicerçados há anos, bem como na natureza exuberante, delicada e teimosa que insiste em dar contornos à vida dos moradores nativos.

No último sábado, com o intuito de valorizar a cultura local e promover o desenvolvimento da região, o Sebrae Ceará lançou a rota turística "Caminhos de História e Fé". Com um total de cinco percursos, ela faz passagem por momentos e lugares marcantes do município, conhecido como ponto inicial de surgimento do Maciço de Baturité. As paradas foram denominadas como Baturité de Fé, Curta Baturité, Baturité Artesanal, Serra do Evaristo e Viva Estação Ferroviária de Baturité. Fora do percurso tem ainda o Corredor 7 de Setembro.

Entre as caminhadas por pontos onde a fé transparece os contextos históricos da cidade, como o Mosteiro dos Jesuítas, por exemplo, e os monumentos erguidos por personalidades importantes, como a estátua em homenagem ao Comendador Ananias Arruda, o roteiro pode ser opção para conhecer mais sobre o solo cearense e entender como o povo do nosso Estado segue vivendo as tradições e mantendo o patrimônio.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Mylena Gadelha/Diário do Nordeste

Foto: Mylena Gadelha