Quem se desloca por Fortaleza sai de onde e vai para onde? Que tipo de transporte utiliza? Quanto tempo leva? As dúvidas para se construir mais planos de mobilidade urbana são muitas, mas algumas hipóteses já podem ser costuradas. Uma delas é que cerca de 33% dos deslocamentos totais na Capital são feitos a pé ou de bicicleta, no que se chama de "mobilidade ativa". Essa é a estimativa inicial do secretário-executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia.

"Isso impõe uma necessidade muito grande de políticas públicas que resguardem o bem-estar dessas pessoas", afirma. As informações, ainda de caráter preliminar, são da Pesquisa Origem-Destino, que está sendo desenvolvida pela Prefeitura desde fevereiro deste ano. Até o momento, cerca de 70% dos 23 mil domicílios do escopo já foram visitados, principalmente nas Regionais III, IV e V.


Antônio Raimundo é outro que já tem as manhas da experiência: chapéu e óculos escuros ajudam a enfrentar uma minimaratona entre o Jardim Jatobá e o Cocó. São 27 km percorridos, só na ida, em uma hora e 15 minutos. "Pelo menos, eu sei a hora que eu vou sair de casa. Se perdesse o ônibus, tinha que esperar outro por meia hora", conta.

Compartilhe e curta nosso canal de Música & Notícia na Web!

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Nícolas Paulino/Redação

Foto: Natinho Rodrigues/Reprodução