No Estado, o índice de alunos que saíram da escola durante o ano letivo passou de 16,4% em 2007 para 5,1% no ano passado. Embora a taxa de abandono esteja em queda, o problema é complexo e se reflete em vários aspectos da vida.

"Eu passava um bom tempo sem ir. Eu não sei explicar. Não dá vontade de ir para a escola". As frases ditas por Wagner Menezes, 20 anos, aluno do ensino médio da rede estadual do Ceará, são duras, têm grande peso e muitos significados. Evidenciam um dilema pessoal, mas são, sobretudo, reveladoras de um grave problema coletivo: o abandono escolar. Wagner, como outras centenas de estudantes, deixou a escola sem concluir o ano letivo. Felizmente, retornou. Hoje, cursa o 3º ano do Ensino Médio.

No Ceará, a taxa de abandono na rede estadual em 2018 foi de 5,1%. Em um universo de 329.408 matrículas no Ensino Médio, cerca de 16 mil alunos abandonaram a escola no ano passado. Os números não traduzidos pela matemática ilustram os problemas que ultrapassam a juventude e se refletem por toda a vida.

Manter-se assíduo não é fácil, assim como também não é simples a sua realidade. Conflitos familiares, necessidade de trabalhar, problemas emocionais, falta de sentido no modelo escolar... Fatores combinados que se agigantam na trajetória do jovem estudante.

Fatores

Em 2015, Wagner reprovou. Em 2017, parou de estudar. A perda da avó desorganizou os planos e os sentimentos. "Foi quando eu perdi minha avó. Foi quando a famosa depressão entrou na minha vida. Eu descobri que eu tinha. Eu me mutilava muito. Foi o pior ano da minha vida e foi quando eu meio que comecei a sair da escola. Justamente naquele ano, parei de estudar e perdi meu emprego", relata.

Em 2018, Wagner mudou para a Escola Clóvis Beviláqua, no Centro de Fortaleza. Na instituição, que tem Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Médio (1º, 2º e 3º), há 480 alunos. O índice de abandono é alto. Em 2016, chegou a 20%. Desde de 2017, se mantém em 12%. A situação se repete em outras instituições da rede estadual. Tanto o cenário de infrequência, como, felizmente, a melhora dos índices. De modo geral, o Ceará tem baixos percentuais de infrequência, se comparado aos demais estados, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). No Brasil, a taxa de abandono foi de 6,1% no ano passado. No Ceará, saiu de 16,4% em 2007 para 5,1% em 2018.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Thatiany Nascimento/Diário do Nordeste

Foto: José Leomar/Reprodução