No Ceará, serão preenchidas seis vagas nos hospitais Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Dois concursos públicos foram abertos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para a contratação de mais de dois mil profissionais em 41 hospitais universitários do país. O chamamento público foi publicado no Diário Oficial da União. No Ceará, serão preenchidas seis vagas nos hospitais Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

O chamamento será dividido em dois projetos básicos: o 1° é um concurso nacional, que contabiliza 1.363 vagas em 40 unidades em todo o país, incluindo hospitais, complexos hospitalares e a sede da Ebserh; e o 2° conta com 887 vagas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

O diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, diz que a realização do concurso nacional mira realizar "a substituição tanto de pessoal de Regime Jurídico Único que se aposenta, quanto do pessoal que tem o chamado vínculo precário, e acabar com a alta rotatividade de profissionais da área de saúde que prejudica os serviços".

Déficit de 20%

Rodrigo acrescentou que os hospitais funcionam em regime de escala e a falta de profissionais em determinadas áreas pode comprometer o serviço. Atualmente, de acordo com o diretor, a Ebserh não conta com cadastro de reserva vigente e há um déficit de, aproximadamente, 20% no quadro de pessoal.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Divulgação