Empreendedoras cearenses viram tema de jornada na Assembleia Legislativa

Um bom meio de se conquistar a independência financeira e abrir novos horizontes para a vida, foi mostrado na 1ª Jornada de Luta das Mulheres da AME Ceará, realizada nesta quinta-feira, 11 de julho, de 9 às 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado.

“Foi muito bom, muito produtivo. Estavam presentes representantes de 45 municípios do Estado, mais 26 bairros de Fortaleza, onde existem as AMES – Associação das Mulheres Empreendedoras do Ceará” informou a presidente da AME, Cícera Silva, em entrevista exclusiva para a colunista do jornal A Notícia do Ceará, Edna Ramos.

Além das representantes de cada AME no Ceará, o evento contou com uma palestra da ex-deputada estadual, Íris Tavares, que, atualmente, coordena o Projeto Paulo Freire, no Estado. A presidente da entidade disse ainda, que existe hoje, em Fortaleza, AME bairro de Fátima, AME Aerolândia, AME Passaré, AME Luiz Gonzaga e AME Bom Jardim.

“Nós, inclusive, estávamos com uma mesa de produtos naturais que fabricamos no Passaré e na Comunidade do Riacho Doce, onde a gente produz vick, massageador, sabonete íntimo e inúmeros produtos que a gente vem desenvolvendo dentro da comunidade – tudo medicinal, extremamente natural”, comentou também, Cícera Silva, após almoço, no Restaurante Bom de Sabor, na capital cearense, onde concedeu a entrevista.

Ao ser indagada pela colunista se os produtos estão sendo uma fonte de renda para as mulheres, a presidente da AME confirmou que sim, explicando: “porque os produtos são vendidos nas feiras, produzidos pelas mulheres e vendidos pelas mulheres para as mulheres e o consumidor em geral”, afirmou Cícera Silva.

Organizada pela Associação das Mulheres Empreendedoras do Ceará (AME), a jornada recebeu o apoio do deputado Fernando Santana (PT), que ocupa a 1ª Vice-Presidência da Assembleia Legislativa. “É quem estava conosco. É quem conseguiu o espaço pra gente e está abrindo portas pra que a gente possa caminhar com mais Fortaleza”, revelou a presidente da AME.

A AME - É uma instituição que foi fundada em abril de 2016, de acordo com o requerimento nº 656/2018 apresentado pela vereadora Larissa Gaspar (PPL). A sua missão é mudar o rumo da política através da participação da mulher cearense, que defende a sustentabilidade, atuando com vistas a promover a autonomia econômica das mulheres urbanas, do campo e da floresta, objetivando a superação das desigualdades entre mulheres e homens.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Eduardo Galdino/A Notícia Ceará

Fotos: Whatsapp