A reforma administrativa já havia sido informada pelo prefeito no início do mês, diante da proximidade do prazo para desincompatibilização.

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, no fim da noite da segunda-feira (9), o novo escalão de secretários da Prefeitura de Fortaleza. Ao todo, são 17 novos nomes, que substituem aliados do pedetista que deixaram a gestão para estarem aptos para a eleição deste ano.  

A reforma administrativa já havia sido anunciada pelo prefeito no início do mês, diante da proximidade do prazo para desincompatibilização.

Ocupantes de cargos de gestão no Poder Executivo que desejam concorrer ao cargo de vereador, tinham que se desincompatibilizar até sábado (6), seis meses antes do pleito. Se a intenção é disputar vaga de prefeito ou vice, o prazo para o afastamento da função é de até quatro meses antes do pleito, que neste ano está marcado para ocorrer no dia 6 de outubro. 

Dentre os novos secretários anunciados por Sarto, está o deputado estadual Lucinildo Frota (PDT), que recentemente se filiou ao PDT e passou a integrar o grupo de oposição ao Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A filiação dele à legenda ocorreu de olho na disputa pela Prefeitura de Maracanaú. Por isso, caso deseje sair candidato na cidade vizinha, ele deve também deixar o novo cargo em um prazo de até quatro meses antes da eleição. 


Para assumir a função de secretário da Regional 5, Lucinildo precisa se licenciar do mandato na Alece. O Departamento da Legislativa da Casa informou que ainda aguarda a documentação com o pedido de licença pessoal do parlamentar.

Além dele, foram anunciados os secretários de 11 Regionais, da Educação (SME), da Segurança Cidadã (Sesec), da Cultura (Secultfor), do Esporte e Lazer, além da superintendência do Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), sa diretoria do Procon Fortaleza e da coordenação especial de Proteção e Bem-Estar Animal.

VEJA LISTA DE NOVOS SECRETÁRIOS 

Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor): Larissa de Miranda Menescal; 

Coordenador Especial de Proteção e Bem-Estar Animal: Ricardo Ribeiro Garcia; 

Secretaria da Educação (SME): Jefferson de Queiroz Maia; 

Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec): Heraldo Pacheco; 

Secretaria da Cultura (Secultfor): Roberto Viana dos Reis Júnior; 

Secretaria Executiva Regional 1: Priscila Teixeira Lima; 

Secretaria Executiva Regional 2: João Carlos Araújo; 

Secretaria Executiva Regional 3: Ariane Sousa da Silva; 

Secretaria Executiva Regional 4: Ubiratan Teixeira; 

Secretaria Executiva Regional 5: Lucinildo Frota; 

Secretaria Executiva Regional 7: Bruno Alves Batista Falcão; 

Secretaria Executiva Regional 8: Carlos Frederico de Lacerda Castelo Branco Moreira; 

Secretaria Executiva Regional 9: Pedro Tiago Mendes Amaral; 

Secretaria Executiva Regional 10: Alanderson de Castro Mangueira; 

Secretaria Executiva Regional 11: Fernando Feitosa de Lima.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Alessandra Castro 

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/José Leomar/SVM