Nova empresa prevê investimentos de 1,2 bilhão de reais, e visa contribuir para autonomia de abastecimento de GLP no Nordeste

Grupo Edson Queiroz (GEQ), Oiltanking Logística Brasil do grupo OTAMERICA (OTLB) e Copa Energia formalizaram uma parceria para a criação da OT Gás Nordeste (OTGN), com sede na cidade de Ipojuca (PE), na Região Metropolitana de Recife.

A nova empresa será responsável pelo desenvolvimento, construção e operação de um terminal greenfield com capacidade de 120 mil m³ para armazenamento refrigerado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no Porto de Suape, cujo investimento é estimado em R$ 1,2 bilhão.

A constituição da joint venture entre GEQ (42,5%), OTLB, do grupo OTAMERICA (42,5%), e Copa Energia (15%) já havia sido aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O projeto visa aumentar a segurança do abastecimento de GLP na região Nordeste ao ampliar a capacidade para oferta local e viabilizar a importação do produto por players independentes por meio de cargas de grande porte (VLGC) totalmente carregadas. 

A OTLB será o sócio controlador para as frentes operacional e comercial da empresa, reiterando seus aspectos de operador independente. A decisão final do investimento é estimada para o primeiro semestre de 2025, uma vez cumpridas todas as condições estabelecidas para confirmação da viabilidade do projeto.


O início das operações do terminal está previsto para meados de 2027. 

O Grupo Edson Queiroz (GEQ) é uma holding multissetorial com sede em Fortaleza, no Ceará, com 72 anos de história e mais de 9 mil colaboradores. Entre as áreas de atuação e marcas, estão:

- Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás;

- Eletrodomésticos, com a Esmaltec;

- Bebidas, com a Minalba Brasil e;

- Comunicação, com o Sistema Verdes Mares. 

A Oiltanking Logística Brasil Ltda. é uma subsidiária integral da empresa Oiltanking GmbH e está localizada no Rio de Janeiro, Brasil.

A Copa Energia é uma empresa focada em soluções de energia sustentável sediada no Estado de São Paulo, detentora das marcas Copagaz e Liquigás especializadas na distribuição de GLP no Brasil.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução/Porto do Suape