Durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, o Sepultura anunciou que encerrará suas atividades após uma turnê de despedida. Artistas brasileiros como Black Pantera, Mayara Puertas, Felipe Andreoli, Dinho Ouro Preto, Matheus Carrilho e Bruno Sutter comentaram sobre o anúncio.

"Apenas amor e respeito por toda a trajetória, sem vocês eu não estaria aqui vivendo do que amo! Mas meu coração tá partido" — Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad.


"Agradecer e celebrar tantos anos que vocês levam o nome do nosso país para o mundo. Isso sem contar que foram nossos maiores apoiadores em nosso começo com o Massacration. Obrigado por tudo! E se mudarem de ideia estaremos sempre aqui!" — Bruno Sutter, vocalista do Massacration.

"Somos gratos de verdade, pela história e legado de vocês. Se estamos aqui é porque começaram um caminho inimaginável 40 anos atrás. Gigantes. A maior banda de rock do Brasil e uma das maiores do mundo é de Minas Gerais!" — Black Pantera

"A princípio eu acho uma pena pensar no Sepultura parando, de tocar pelo menos ao vivo, mas eu não sei quais são os desdobramentos, eu não conversei com o pessoal ainda pra entender o que é que tá rolando, eu vou aguardar as notícias aí, vindas dos canais oficiais, pra entender qual que é a mentalidade. Eu tenho certeza que depois de 40 anos de banda deve dar uma vontade de dar um descanso mesmo né? Tomara que seja temporário e que a gente ainda tenha no futuro a oportunidade de ver o Sepultura por mais alguns anos." — Felipe Andreoli, baixista do Angra.

"Parte da história de todo mundo que gosta de metal, não tem como negar. Foram capa de caderno meu na época da escola, e até hoje continuam me inspirando como músico. Obrigado por tudo mestres" — Matheus Carrilho, baterista das bandas Antrvm e Kryour.

"Nossa, que surpresa. O Sepultura é a maior banda da história do rock brasileiro. Vocês foram onde nenhuma outra banda brasileira foi. Vocês voaram mais alto e mais longe. Vocês me enchem de orgulho e espero que a história única de vocês inspire outras bandas. Dito isso, acho uma imensa pena vocês pararem…" — Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial.

A turnê mundial do Sepultura deve durar 18 meses e começará no Brasil. Confira as datas:

1º de março de 2024 — Belo Horizonte — MG (Arena Hall)

2 de março de 2024 — Juiz de Fora — MG (Estac. do Cultural)

9 de março de 2024 — Brasília — DF (Arena Lounge)

15 de março de 2024 — Uberlândia — MG (Castelli)

21 de março de 2024 — Porto Alegre — RS (Araújo Vianna)

22 de março de 2024 — Curitiba — PR (Live)

23 de março de 2024 — Florianópolis — SC (Arena Opus)

06 de setembro de 2024 — São Paulo — SP (Espaço Unimed)


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Emanuel Seagal

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução