O Departamento de Educação do Reino Unido avaliou 365 empregos, comparando as funções deles com os aplicativos de IA mais comuns

De um lado, entusiastas das potencialidades que a inteligência artificial traz para a sociedade. Do outro, alertas sobre os riscos que acompanham a tecnologia, sendo um deles a possibilidade de profissões simplesmente sumirem. Um relatório apontou quais funções podem acabar sendo completamente substituídas pela IA num futuro não tão distante.

A lista foi divulgada pelo Departamento de Educação do Reino Unido. A agência governamental disse que usou uma metodologia que avaliou 365 empregos diferentes e suas respectivas características ocupacionais e de trabalhadores, comparando essas funções com as exercidas pelos dez aplicativos de IA mais comuns.

As ocupações com maiores riscos foram aquelas associadas a mais trabalho administrativo e em funções de finanças, direito e gestão de negócios. Profissionais que trabalham como gerentes e diretores de compras foram também têm grande probabilidade de perder seu emprego, assim como economistas e estatísticos.

Analistas de finanças e investimentos, profissionais jurídicos e até mesmo os diversos cargos considerados “profissionais de negócios e associados relacionados” também fazem parte da lista.

O Departamento de Educação do Reino Unido especificou que analisou modelos de IA generativa como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google. Ainda de acordo com a agência, as profissões com menor risco de desaparecimento são aquelas compostas de trabalho manual tecnicamente difícil, em ambientes imprevisíveis e com salários mais baixos. O relatório citou, por exemplo, faxineiros, pintores e decoradores, jardineiros e paisagistas, além de trabalhadores da construção e manutenção de estradas.


Lista das profissões mais ameaçadas pela IA

1. Consultores de Gestão e Analistas de Negócios

2. Gerentes e diretores financeiros

3. Contadores

4. Psicólogos

5. Gerentes e diretores de compras

6. Economistas e estatísticos

7. Profissionais de gerenciamento de projetos financeiros e de negócios

8. Analistas e consultores financeiros e de investimento

9. Profissionais da área jurídica

10. Profissionais associados de negócios

11. Controladores de crédito


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Alessandro Di Lorenzo e Bruno Capozzi  

Fonte: Portal | Olhar Digital

Foto: Reprodução