Até então, conversas ocultas do aplicativo só podiam ser protegidas pela mesma senha e biometria usadas para desbloquear a tela do celular. Com nova funcionalidade, é possível criar uma nova senha para esconder mensagens.

O WhatsApp agora permite esconder conversas com um código secreto próprio para isso, e não só com o método de desbloqueio do celular. O recurso será a ser liberado gradualmente a partir desta quinta-feira (30) e chega para todos os usuários nos próximos meses.

A novidade é uma expansão das conversas ocultas, que tinham sido liberadas em maio. Até então, para proteger as conversas do WhatsApp, só era permitido usar a mesma senha e biometria (digital ou facial) usadas para liberar a tela do celular.

O método não garante tanta privacidade nos casos em que alguém sabe a senha de desbloqueio do smartphone. Além disso, mesmo sem acessar mensagens ocultas, outra pessoa pode saber que há uma pasta secreta ao deslizar para baixo a lista de conversas do WhatsApp.

Com o código secreto, é possível definir uma senha única diferente daquela usada para desbloquear o telefone.

Os usuários também tem a opção de só exibir o atalho para as conversas ocultas depois de inserirem o código secreto na barra de pesquisa. O WhatsApp também deixará esconder um bate-papo ao pressionar e segurar sobre ela na lista de conversas do aplicativo.

Segundo o WhatsApp, a ideia é criar uma amada extra de privacidade para dificultar o acesso às suas conversas confidenciais caso alguém tenha acesso ao seu telefone.

"Acreditamos que todos têm direito à privacidade, quer estejam compartilhando seu telefone com outra pessoa ou se encontrem em uma situação vulnerável e precisem de proteções adicionais", diz a plataforma.

Como criar código secreto de conversas no WhatsApp:

1- Para criar um código secreto, é preciso ter ao menos uma conversa oculta – se você ainda não tiver, abra uma conversa, toque no nome do seu contato no topo da tela, clique em "Conversas ocultas" e ative a opção para esconder o bate-papo;

2- Deslize a lista de conversas do WhatsApp para baixo para exibir a aba de conversas secretas;

3- Clique em "Conversas ocultas";

4- Nessa aba, toque no ícone de três pontinhos que aparecem no topo da tela;

5- Clique em "Configurar as conversas ocultas" e selecione a opção de inserir o código secreto.

Como tirar o 'online' do WhatsApp


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | G1 Nacional

Foto: Reprodução