Contas que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e informações de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.

O Google informou que, a partir de 1º de dezembro de 2023, vai excluir contas inativas que não foram acessadas por seus titulares num período de dois anos.

As contas do Google que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e arquivos de Google Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.

A medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma do Google para empresas, escolas ou outras organizações. Segundo a empresa, a exclusão vai começar por contas que foram criadas e nunca mais foram usadas.

Como não perder a conta do Google?

Para não perder a conta do Google por inatividade, é preciso fazer o login e realizar ao menos uma das atividades abaixo:

- Ler ou enviar um e-mail

- Usar o Google Drive

- Assistir um vídeo do YouTube

- Compartilhar uma foto

- Fazer o download de um app

- Usar a Pesquisa Google

- Usar o recurso "Fazer login com o Google" em um app ou serviço de terceiros

A exclusão também não afetará contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, como a de um serviço do Google ou de terceiros, ou que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.

Por que o Google vai excluir contas?

O Google diz que vai excluir contas inativas porque as chances de elas terem a segurança comprometida são maiores. Isso porque esses cadastros podem ter senhas que já apareceram em vazamentos de dados e, em geral, não contam com a proteção da autenticação de dois fatores.

"Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas", diz a empresa.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Portal | G1 Nacional

Foto: Reprodução