Vereadores apresentaram muitas emendas que elevam os custos do projeto e o assunto vai demandar mais articulações

O projeto da Prefeitura de Fortaleza de conceder passagens gratuitas no transporte coletivo do Município para estudantes está demorando mais do que o previsto para passar pelo crivo dos vereadores. Encaminhado ao Legislativo no dia 25 de setembro passado, a ideia inicial era votar a proposta em 10 dias, mas já se vão mais de um mês. 

O projeto, de autoria do prefeito José Sarto (PDT), foi lido em plenário e encaminhado às comissões temáticas da Casa para que pudesse receber emenda dos vereadores. O próximo passo é colocar a medida em discussão nas comissões e, posteriormente, no plenário da Casa, onde haverá a votação definitiva. 

No último dia 13 de outubro, esta coluna mostrou que os vereadores apresentaram 34 emendas ao projeto, muitas das quais aumentam o benefício e geram custos adicionais ao que já havia sido orçado pelo Executivo Municipal. 

É exatamente este ponto que está causando a demora na aprovação da proposta. Fontes ligadas à Prefeitura destacam que os custos do projeto foram estudados durante alguns meses para garantir a efetividade da medida. Com emendas que elevam custos, não seria possível implementar o projeto. 

A maior parte das sugestões que elevam custos ao projeto são de vereadores da oposição. Como o Executivo argumenta que não há espaço orçamentário para ampliação, o embate entre opositores e base aliada causará uma demora extra para a viabilização do benefício. 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Inácio Aguiar

Fonte: Portal | Diário do Nordeste

Foto: Reprodução