O roqueiro Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, fez um textão no Instagram criticando o presidente Lula por apoiar a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela. Confira o texto e em seguida os comentários de rockstars que fizeram coro.

"Eu acredito na democracia com veemência. Fui às manifestações décadas atrás pelo restabelecimento do voto direto. eu estava na frente do congresso nacional quando a emenda constitucional Dante de Oliveira, que marcaria o retorno do nosso país à democracia, foi votada, e infelizmente derrotada.

Mas alguns anos depois a história corrigiu esse erro de percurso. Valorizo essa conquista como uma das mais importantes da nossa história- tenho muito orgulho da democracia brasileira. Entendo também que nosso país deve se relacionar diplomaticamente, comercialmente e culturalmente com todos os países.

Inclusive os muito diferentes de nós, como as teocracias do Oriente Médio, o regime comunista chinês e outras ditaduras, porém, dizer como fez o Lula, que a caracterização da Venezuela como ditadura é uma questão de ‘narrativa’ para mim é um insulto. Não me entendam mal, acho correto o diálogo, o que não entendo são os afagos, elogios e a defesa do regime de exceção do nosso vizinho.

Lula foi eleito, por margem muito estreita, justamente em nome da nossa democracia. Espero que ele se dê conta do seu erro (aliás não é o primeiro em política externa- já houve o comentário bizarro sobre o conflito na Ucrânia igualando agredido e agressor) e corrija seu rumo. Viva a democracia hoje e sempre."

João Barone: "Vergonhoso mesmo. A Venezuela tinha tudo para ser um país exemplar, distribuindo para a população sua riqueza com o petróleo, mas é vilipendiada por todos os lados, principalmente, pelos seus governantes. Um ditador passou o poder para outro que detonou a democracia no país, manipulou eleições, perseguiu, prendeu, torturou seu povo e forçou a fuga de milhões de venezuelanos, não é "narrativa", são fatos vergonhosos!"

Sérgio Britto: "Totalmente de acordo!"

Alex Kid: "Dinho, isso estava claro antes das eleições."

George Israel: "Perfeito Dinho! Essas más escolhas dos amiguinhos do PT são históricas, retrógradas e equivocadas. Até com o Irã ele flertou... Na real por essas e outras que o Bolsonaro foi eleito. Ele não quer modernizar o PT, que tem pautas sociais e ecológicas bacanas, mas sempre escorrega na sua própria cartilha alinhada com Rússia, Cuba, Venezuela, países totalmente antidemocráticos".


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Gustavo Maiato

Fonte: Portal | Revista Whiplash

Foto: Reprodução