Com o avanço da internet e tecnologia, aumentou a facilidade para se aplicar golpe virtual. As vítimas são as mais diversas, mas o foco dos criminosos ainda é o idoso e pessoas sem conhecimento.

Por isso, vamos falar hoje sobre uma modalidade comum de fraude e que já fez milhares de vítimas pelo país: o golpe do empréstimo.

Como funciona o golpe do empréstimo?

A vítima acessa um site que parece ser idôneo e sério, em busca de empréstimo para negativados, acessa links que direcionam para o whatsapp da suposta empresa que muitas vezes possui CNPJ de outra empresa conhecida, assim passando confiança ao futuro ´´cliente´´.

Após entrar em contato via whatsapp, o estelionatário faz inúmeras promessas de que o dinheiro do empréstimo cairá na conta da vítima, mas que ela não possui escore suficiente, e começa a cobrar taxas e mais taxas para que aumente esse escore.

A vítima, assim, deposita diversos valores na esperança de obter o empréstimo que jamais é depositado, e quando percebe, caiu no golpe. 

Como não cair no golpe do empréstimo?

Se o seu nome está negativado, nenhuma Financeira ou Banco te concederá crédito, exceto se você for servidor público ou aposentado, assim ela tem como retirar as parcelas que você vai ficar devendo diretamente do seu salário ou aposentadoria, e não corre o risco de não receber.

Outra coisa relevante, é que nenhuma Instituição Financeira cobra taxas para emprestar dinheiro. Isso não existe.

O que fazer se fui vítima desse golpe?

A primeira coisa a se fazer é um boletim de ocorrência na Delegacia ou no site da polícia civil. Depois, ir até o seu Banco e informar que foi vítima de um golpe. Guardar todas as conversas com os estelionatários, e comprovantes de pagamento.

Posteriormente, procurar a Defensoria pública ou, um advogado para que se abra um processo e tente reaver o valor que perdeu. 

Onde fazer empréstimo com segurança?

Diretamente no aplicativo do seu Banco, ou, presencialmente em uma agência de confiança. O mais indicado, é que se você já está com o nome restrito quite as dívidas antigas para depois pensar em obter mais crédito, assim não se endivida cada vez mais!


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Juliana Hada

Fonte: Adv: Fernanda Cavalcante de Menezes | OAB: 44813-CE

Foto: Reprodução