Médico afirma que o adereço comprado em farmácias  'não é realmente eficaz para impedir a entrada de vírus'.

Chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci teve mais de 3 mil e-mails divulgados pelo site Buzzfeed. Nas mensagens, o médico mais importante no combate à covid-19 no país reconhece que o uso de máscaras não é tão eficiente para conter a doença.

“A máscara típica que você compra na farmácia não é realmente eficaz para impedir a entrada de vírus, que é pequena o suficiente para passar através do material. Ela pode, no entanto, fornecer um pequeno benefício em impedir a entrada de gotas grossas se alguém tossir em você”, escreve Fauci em uma mensagem na qual ele afirma: “as máscaras são realmente para as pessoas infectadas, para evitar que espalhem a infecção para pessoas que não estão infectadas, em vez de proteger as pessoas não infectadas de contraírem a infecção”.

No jornal Gazeta do Povo, Rodrigo Constantino, que também é colunista de Oeste, conta que o mesmo Fauci que chegou a recomendar o uso de duas máscaras, depois de ser pressionado pelo senador — e médico — Rand Paul, confessou que a recomendação para utilizar o adereço “é mais pelo simbolismo do que pelo resultado concreto”.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Artur Piva

Fonte: Revista Oeste

Foto: Reprodução