Aprovado no mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas sem condições financeiras de comprar um notebook para auxiliá-lo nas aulas remotas e pesquisas científicas, um engenheiro civil de Tabuleiro do Norte resolver sortear um carneiro para conseguir um novo equipamento, já que o seu havia queimado na primeira semana das aulas da pós-graduação. 

Ricardo Alves Maurício, 26, de família humilde e fora do mercado de trabalho desde 2019, quando concluiu a graduação, teve a ideia de arrecadar o dinheiro através do sorteio porque a única renda da casa onde mora com a família vem do salário mínimo do pai. 

O único notebook tido pelo estudante foi resultado de uma prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), ainda em 2012, depois de acertar mais de 80% da prova de português e matemática.

SORTEIO

Sem renda suficiente para adquirir o eletrônico, a única saída do estudante foi apelar pela ajuda de terceiros. "Resolvi acreditar na bondade das pessoas. Minha mãe disse que íamos comprar um carneiro por R$ 200 e vender as cartelas do sorteio entre amigos e familiares, inicialmente, para juntar o dinheiro do notebook", explica Ricardo.

"Achei por bem usar todo esse dinheiro no meu mestrado, para manter aluguel e feira, porque, infelizmente, a pesquisa perdeu esse estímulo. A minha coordenadora já disse que a expectativa realmente é que não tenhamos bolsas, o que dificulta a vida do estudante de baixa renda", lamenta.

Apesar dos dilemas pessoais e no âmbito acadêmico, Ricardo diz viver um "grande sonho" e está disposto a encarar o novo ciclo. "As dificuldades são muitas, mas é preciso coragem, não podemos deixar que silenciem os nossos sonhos. Hoje eu vivo um desses, porque sempre sonhei em ajudar a sociedade através da pesquisa", reflete.  


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Felipe Mesquita

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Arquivo pessoal