As vendas dos shoppings devem crescer 370% neste Dia das Mães em relação à mesma data de 2020, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No ano passado, 15% dos empreendimentos do País estavam fechados nessa época por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Agora, as regras estão mais brandas em quase todo o País e aproximadamente 90% dos empreendimentos estão abertos.

“Essa expectativa de vendas representa uma injeção de recursos de R$ 2,7 bilhões na economia. Estamos em contato com prefeitos e governadores para que os shoppings voltem a funcionar sem restrições, uma vez que operam com rígidos protocolos sanitários e geram 3 milhões de empregos direta e indiretamente”, afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai. Considerando-se o Dia das Mães de 2019, a expectativa é de uma queda de vendas de 19%.

Canais de vendas que ganharam força desde o início da pandemia devem permanecer como alternativa no Dia das Mães. Dos 601 shopping centers no País, 91% pretendem disponibilizar delivery a seus clientes e 77%, drive-thru.

Na comparação com o Natal de 2020, há um aumento da participação de modalidades como marketplace e vendas online, com 49% dos shoppings oferecendo esses canais. Os lockers para retirada de produtos estão presentes em 23% dos empreendimentos. Para incentivar a utilização dos multicanais de vendas, 63% dos shoppings realizam promoções, muitas delas no ambiente online, para evitar aglomerações.

Ainda de acordo com a pesquisa da Abrasce, para 79% dos shoppings a expectativa é de aumento no fluxo de visitantes de 23% nesta semana na comparação com as anteriores. As categorias de produtos mais procuradas devem ser perfumaria e cosméticos, vestuário e calçados. O ticket médio deve ser de R$ 200, o que vai representar uma alta de 5,8% em relação à mesma data de 2020.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Mercado & Consumo

Foto: Reprodução