O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na noite deste sábado (24), a ampliação da autorização para aulas presenciais nas escolas até o 9º ano do ensino fundamental, além da abertura de academias e barracas de praia - com capacidade limitada.

O isolamento social rígido (lockdown) está mantido nos finais de semana, assim como o toque de recolher durante a semana das 20h às 5h. O próximo decreto começa a valer nesta segunda-feira (26). 

Pelas novas regras, as escolas poderão avançar no ensino presencial até o 9º ano do ensino fundamental, com 40% da capacidade de ocupação. As barracas de praia poderão voltar a funcionar com os mesmos critérios de restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar - também com 40% da capacidade. O percentual é o mesmo de todo o comércio de rua, que segue podendo abrir das 10h às 16h, e shoppings (12h às 18h).

ALGUMAS REGRAS

Conforme o decreto, apesar da permissão para funcionamento das barracas de praia, segue proibido o uso de espaços públicos "como praças, calçadões, areninhas, praias e outros". As barracas, destaca o documento, só pode funcionar "para a atividade de restaurante", com proibição do uso de piscinas e parques aquáticos.

Para as academias, a permanência dos alunos deverá ser com horário marcado, respeitando o limite de  25% da capacidade de atendimento presencial simultâneo.

ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO

O lockdown em todo o Ceará vigorou entre 13 de março e 12 de abril. Em Fortaleza, o isolamento rígido durou um pouco mais e foi decretada mais cedo, em 5 de março. 


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Diário do Nordeste 

Foto: Fabiane de Paula