Quando os restaurantes reabriram em minha cidade, vi três mulheres de 20 e poucos anos falando alto enquanto conversavam sobre vinhos em um estabelecimento local. Estive lá, brevemente, com minha máscara N95 para buscar minha comida. 

Naquele momento, ocorreu-me que, por mais que eu sentisse falta de jantar em restaurantes, não sentia falta disso. Eu não queria estar à mesa ao lado de pessoas barulhentas, mesmo quando seus aerossóis não contivessem mais um contágio mortal.

Quem vai voltar para espaços lotados? 

Mais de 50% dos funcionários não querem retornar à vida no escritório, de acordo com um estudo recente do Pew Research Center. Mas, embora seja bom não ficar preso no trânsito na hora do rush e não ter que enfrentar as salas de conferências geladas, muitos também criaram uma aversão a passatempos sociais anteriormente agradáveis e agora não se imaginam fazendo essas coisas mais. 

Algumas pessoas estão mais ansiosas 

Alguns de nós estão mais ansiosos socialmente do que antes. Afinal, muitos passaram mais de um ano treinando para desfazer os impulsos sociais que construímos ao longo da vida: abraçar aquele amigo, ajudar aquele idoso a atravessar a rua, conversar com aquele colega após a reunião.

Um ano evitando interações sociais, porém, com máscaras que tornam esses encontros que temos mais embaraçosos, transformou alguns de nós em idiotas desajeitados que se sentem mais confortáveis plantando tomates em jardins pandêmicos do que conversando sobre o clima com um conhecido em um jantar de aposentadoria de um colega de trabalho.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Allison Hope

Fonte: CNN Brasil

Foto: Freepik/marymarkevich