Movimento Stop Asian Hate se espalhou nos Estados Unidos desde que um homem na Geórgia matou oito pessoas em Atlanta, incluindo seis mulheres asiáticas.

Tam Nguyen, um dos vários manifestantes em um ato do Stop Asian Hate, movimento que pede fim aos ataques de ódio contra os asiáticos, em Koreatown, tremeu de raiva enquanto segurava uma carta racista.

Nguyen contou que a mensagem foi enviada a vários salões de manicure vietnamitas na Califórnia esta semana, mas não ao dele, e é um exemplo claro do ódio dirigido à comunidade asiática.

“Minha mãe e meu pai vieram aqui para dar a mim e à minha irmã uma vida melhor - e agora não é isso que temos”, disse Tam Nguyen à CNN no sábado (27).

"É um momento difícil para ser asiático. Quero ler esta (carta)", pediu, e recitou uma série de calúnias racistas e estereótipos que terminavam com "vá para casa".

Enquanto Tam Nguyen lia a carta, Ted Nguyen (sem parentesco) também sentiu raiva. Os dois são uns dos fundadores do Nailing It For America , um grupo voluntário de profissionais do Condado de Orange que, segundo eles, forneceram equipamentos de proteção individual no valor de cerca de US$ 30 milhões (R$ 172 milhões) para profissionais de saúde nos Estados Unidos durante a pandemia.

"Basta", disse Ted Nguyen. "É por isso que estamos aqui em Koreatown: para nos unirmos aos nossos irmãos e irmãs asiáticos e a todas as pessoas. Isso não é e nem será tolerado."

O ato em Los Angeles é um dos muitos realizados nos Estados Unidos desde que um homem na Geórgia matou oito pessoas em três spas da área de Atlanta, incluindo seis mulheres asiáticas, em 16 de março.


Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Paul Vercammen

Fonte: CNN Internacional

Foto: Paul Vercammen/CNN