Para muitas pessoas que precisam sair de casa para o trabalho, o transporte público é a única alternativa viável de locomoção. Neste caso, os cuidados de proteção devem ser intensificados.  

O Ministério da Saúde recomenda e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforça o uso de máscaras (compradas ou caseiras) como base de proteção coletiva. Se usado corretamente, já é comprovado que o acessório é uma das ações preventivas mais importantes na batalha contra o novo coronavírus.  

Outra recomendação é que durante o trajeto e, até que as mãos sejam higienizadas, o passageiro não toque no rosto, boca, nariz e cabelos. Se a viagem for longa, passe álcool em gel nas mãos ao longo do percurso e assim que sair do veículo. Ao chegar ao local de destino, lave as mãos e o antebraço com água e sabão. 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os terminais de ônibus receberam pias externas com água, sabão líquido e 500 litros de álcool gel por mês para higienização dos usuários.  

Reforço 

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), informa que desde março de 2020, a frota de ônibus do sistema regular de Fortaleza circula com as janelas abertas, uma das medidas de enfrentamento ao Covid-19.  

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Da Redação

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução