O comércio eletrônico cearense começou 2021 em compasso acelerado. Pequenas e médias empresas locais faturaram 671% a mais com vendas online em janeiro, no comparativo com igual período de 2020. Este foi, de longe, o maior crescimento entre todos os estados do País. O segundo lugar ficou com Amazonas - alta de 456%.

Empresas de menor porte no Ceará apuraram R$ 6,4 milhões com e-commerce em janeiro, ante R$ 840 mil assinalados no primeiro mês de 2020. Os dados da plataforma Nuvemshop.

Diversificação de canais

De acordo com Alejandro Vázquez, diretor comercial da Nuvemshop, o avanço dos pequenos e médios negócios no comércio eletrônico é fruto da necessidade de diversificar canais de venda.

"Outro fator é a possibilidade que hoje esses negócios têm de ter um e-commerce como o dos grandes varejistas. Então hoje tem a tecnologia na mão deles, com a simplicidade necessária, a um preço super acessível para qualquer empreendedor do Brasil", ressalta.

Com as restrições por conta da pandemia, enquanto o comércio físico encontrou uma série de obstáculos, o varejo online teve um ano de forte expansão em 2020. A tendência, a julgar pelos expressivos dados de janeiro, é que o formato digital continue em alta neste ano.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Victor Ximenes

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Jirapong Manustrong/Shutterstock