Na véspera do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio no segundo turno, os candidatos na Capital têm buscado consolidar os apoios. Nesta quinta-feira (19), Sarto Nogueira (PDT) oficializa mais três novas alianças para fortalecer sua chapa: PV, Patriota e Solidariedade. Na quarta (18), ele participou de ato do PCdoB para selar a união.

Já a campanha de Capitão Wagner (Pros) bate na tecla de que sua prioridade é o eleitor, e não partidos. Ele ainda não recebeu nenhum aceno de algum candidato derrotado no primeiro turno. Somente o PSL, do ex-candidato Heitor Freire, ainda não se posicionou. A legenda é cobiçada também pela chapa pedetista.

Nesta quarta, membros da coordenação de campanha de Wagner deram uma entrevista coletiva para sair em defesa da candidatura dele. Na ocasião, o senador Eduardo Girão (Podemos) minimizou as novas alianças conquistadas pelo PDT e disse que o postulante do Pros é “apoiado pelo povo”. Girão também criticou o governador Camilo Santana (PT), afirmando que a “máscara” do chefe do Executivo “está caindo” ao classificá-lo como “militante” de Sarto.

Alianças

De segunda até agora, o pedetista já conseguiu oficialmente o apoio de três partidos: PCdoB, Psol e PT – estes dois últimos não aderiram a uma aliança em 2016 com Roberto Cláudio e configuram um caso à parte, já que não costumam sinalizar apoio explícito a um candidato representante de um grupo governista hegemônico, como o dos Ferreira Gomes. 

Apesar de Heitor Férrer afirmar que não iria se posicionar no segundo turno, o Solidariedade irá integrar a coligação pedetista junto, também, com o PV e o Patriota. A UP, da candidata derrotada Paula Colares, se posicionou apenas contra a candidatura de Wagner, sem anunciar apoio a Sarto.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Alessandra Castro

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Helene Santos/José Leomar