Há 50 anos o rock’n’ roll perdeu seu emblemático guitarrista. Mestre dos mestres em seu instrumento, Jimi Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix, no dia 27 de novembro de 1942, em Seattle – EUA, e falecido em Londres, aos 27 anos de idade, na madrugada do dia 18/9/1970, num quarto de hotel onde de sua namorada estava hospedada no bairro de Notting Hill.

Existe, ainda, muita obscuridade sobre as circunstâncias que causaram sua morte, mas o que se sabe é que Hendrix tomou várias medicações diferentes para conseguir dormir, o que o levou a vomitar com muita intensidade e fez com que ele acabasse sendo asfixiado pela inalação de seu próprio vômito. Após ser socorrido por uma ambulância, teria chegado sem vida ao hospital.

Durante os quatro anos de sua curta e meteórica carreira, o genial guitarrista foi o mais importante e inovador músico de sua época. Ainda em vida, influenciou vários guitarristas de renome nos quatro cantos do mundo, e, passado meio século de sua morte, continua influenciando centenas de guitarristas pelo mundo afora, seja no rock and roll, seja no R&B e no próprio blues. Dono de uma técnica extremamente apurada, com dezenas de riffs memoráveis, Hendrix foi, também, inigualável no uso do pedal Wah-Wah, recurso que era novidade à época e que foi utilizado em várias de suas composições. "Voodoo Child" é um bom exemplo de sua apurada técnica com o uso do pedal.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por José Luis Moreira

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução