O caminho do Black Sabbath até o estrelato foi bem tumultuado. Em entrevista à Metal Hammer, os integrantes relembraram do terrível primeiro show da banda, ainda chamada Polka Tulk Blues Band e em formato de sexteto.

Os músicos relembraram que a primeira performance foi tão ruim que eles acabaram brigando entre si. Além de Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), a formação trazia um segundo guitarrista, Jim Phillips, e um saxofonista, Alan Clark.

"Nós afundamos como o Titanic. Disseram que eu não conseguia tocar baixo direto e que Ozzy era um vocalista de m*rda. Então, entramos em uma briga enorme quando estávamos colocando o equipamento na van", relembrou Geezer Butler.

O baixista definiu a situação como "uma experiência que não foi boa". "Decidimos nos tornar um quarteto, em vez de um sexteto, após esses primeiros shows. Bill sugeriu o nome Earth", contou, mencionando outro nome que o Black Sabbath teve antes de adotar a alcunha que todos conhecemos.

Tony Iommi, por sua vez, destacou que era difícil marcar shows naquele período. "Em Birmingham (Inglaterra), só rolavam coisas soul e pop. Os únicos lugares que abriam as portas para a gente eram as casas de blues. Foi onde conhecemos Jim Simpson", disse, citando o primeiro empresário da banda.

Jim Simpson também foi ouvido pela reportagem e contou que, na época, gerenciava uma banda chamada Bakerloo, além de ter aberto uma casa de shows chamada Henry's Blueshouse. "Dois nomes que visitaram o local na primeira noite da casa eram Anthony Frank Iommi e John Michael Osbourne. Conversei com eles e descobri que tinham uma banda. Eles pediram para fazer um show de abertura, mas logo viraram atração principal, uma das maiores que tivemos. Então, pediram para eu gerenciá-los e eu aceitei", afirmou.

Em um desses shows iniciais do Black Sabbath, ainda como Earth, os músicos se envolveram em uma briga com skinheads em Weston-super-Mare - e venceram. "Ozzy quebrou o braço de um cara que estava batendo em um garoto pequeno na frente do palco. Ozzy pulou do palco e deu uma surra no cara, depois voltou para o palco e seguiu cantando", relembrou Geezer.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução