O guitarrista e vocalista Peter Green, conhecido por ser um dos fundadores do Fleetwood Mac, morreu aos 73 anos. A informação foi confirmada por meio de um comunicado, divulgado por sua família.

"É com muita tristeza que a família de Peter Green anuncia sua morte, ocorrida neste fim de semana, pacificamente, enquanto dormia. Informações adicionais serão divulgadas nos próximos dias", diz o texto, que não revela a causa da morte.

O Fleetwood Mac foi criado em 1967 por Peter Green, recém-saído do John Mayall & the Bluesbreakers, junto do baterista Mick Fleetwood. A formação foi completa pelo guitarrista Jeremy Spencer e pelo baixista Bob Brunning - substituído rapidamente por John McVie, que Green e Fleetwood queriam na banda desde o início.

A passagem de Peter Green pelo Fleetwood Mac foi rápida, pois saiu em 1970, em meio ao vício em drogas e problemas de saúde mental - foi diagnosticado com esquizofrenia. Retornou rapidamente em 1971, apenas para substituir Jeremy Spencer em uma turnê. Com ele, o Fleetwood Mac lançou seus três primeiros álbuns: "Fleetwood Mac" (1968), "Mr. Wonderful" (1968) e "Then Play On" (1969). Com John Mayall, ele gravou o disco "A Hard Road" (1967).

Já em carreira solo, Green produziu alguns discos, especialmente entre o fim dos anos 70 e início da década de 80, como "Little Dreamer" (1980) e "White Sky" (1982). Tocou, ainda, em uma série de projetos, como o Peter Green Splinter Group, já nos anos 90 e 2000, entre outros trabalhos e colaborações.

O músico é considerado um dos mais influentes da década de 60 e do blues rock como um todo, tendo inspirado diversos guitarristas naquele período e no futuro. Em fevereiro deste ano, ele chegou a ser homenageado com um show-tributo no London Palladium, em Londres, Inglaterra, com participações de Steven Tyler (Aerosmith), Kirk Hammett (Metallica), Billy Gibbons (ZZ Top), David Gilmour (Pink Floyd), Pete Townshend (The Who) e Noel Gallagher (Oasis), entre outros.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Whiplash

Foto: Reprodução