Alan Niven, empresário que trabalhou com o Guns N' Roses entre 1987 e 1991, compartilhou sua opinião sobre o Nirvana em entrevista ao podcast de Mitch Lafon, com transcrição do Ultimate Guitar. Niven revelou acreditar que a banda de Kurt Cobain é "superestimada".

Inicialmente, durante o bate-papo, Alan Niven pontuou que não foram apenas as bandas de Seattle que mataram, no início dos anos 1990, o hard rock que estava em alta na década de 1980. "Na minha percepção, não foi só Seattle que matou tudo. Acho que houve uma quantidade excessiva de aplicação de uma fórmula abaixo do padrão. Havia bandas que tiravam a inteligência e os elementos legais do rock. As pessoas se cansaram de baladas pop", disse.

Em seguida, Mitch Lafon, que conduzia a entrevista, citou que vê muitos internautas comentando que o Nirvana matou o hard rock dos anos 1980, mas comentou que também discorda dessa visão. Alan Niven começou a dizer que "Kurt Cobain era interessante..." quando Lafon o interrompeu, afirmando que Cobain não tinha talento algum.

Niven, então, emendou: "Vou discordar de você. Acho que ele era um cantor e compositor interessante. Porém, acho o Nirvana superestimado". Lafon concordou e o ex-empresário do Guns N' Roses reforçou: "Eles são bons, mas não são bons desse tanto".

Mitch Lafon opinou que Nirvana e Sex Pistols são, para ele, as duas bandas mais superestimadas. Alan Niven disse que daria para falar sobre os Pistols, indicando que não concorda sobre também serem superestimados. Em seguida, destacou uma posição a respeito do termo "hair metal", que agrupou várias bandas de rock que fizeram sucesso nos anos 1980.

"Enquanto usamos esse termo, me vem outra coisa em mente, especialmente observando esse material masi antigo: há também uma indicação clara de que o Great White não é uma banda de hair metal. Se você os categorizar, eles estão mais próximos das bandas de blues rock britânicas dos anos 1970. Para mim, hair metal é Warrant, Poison, White Lion e afins", disse Niven, citando o Great White, banda que também gerenciou.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Mitch Lafon / Ultimate Guitar

Foto: Reprodução