A fábrica da Apollo Masters localizada na cidade de Banning, na California, foi devastada na última quinta-feira, 06/02, por um incêndio que mobilizou 82 bombeiros e levou mais de três horas para ser controlado. Nenhum funcionário ficou ferido.

Esse acontecimento, segundo especialistas, pode afetar significativamente a produção de discos de vinil não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. A Apollo era uma das duas únicas empresas do planeta que produzia os discos de acetato, vitais para a produção e prensagem de LPs. A outra empresa que presta esse serviço e fornece essa matéria-prima para gravadoras em todos os continentes é a japonesa MDC, que também não estava conseguindo atender o volume de pedidos do material.

Ben Blackwell, co-fundador da Third Man Records, falou sobre como o caso afetará a indústria do vinil: “O incêndio na Apollo apresentará um problema para a indústria do vinil em todo o mundo. Já estávamos enfrentando problemas para atender o aumento da demanda antes disso acontecer. Imagino que isso afetará a todos, não apenas o Third Man Pressing e o Third Man Mastering, mas teremos que esperar para avaliar com mais precisão. Não quero ser alarmista, mas estou tentando ser apenas realista com toda essa situação”.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Fonte: Collectors Room

Foto: Reprodução