Uma ótima matéria publicada pelo site Uol resgatou a ocasião em que Neil Peart, baterista do Rush falecido na última semana, se perdeu em uma viagem de moto pelo Brasil. Na ocasião, a banda estava em sua última turnê pelo país, realizada em 2010.

Além de escrever livros sobre sua vida, Neil Peart mantinha um site pessoal com vários relatos de suas viagens e fatos pessoais. A curiosa situação foi relatada em uma das publicações na página, ainda em 2010.

O Rush fez apenas dois shows no Brasil naquele ano: em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em seguida, a banda seguiria para Argentina e Chile, onde faria uma apresentação na capital de cada país.

Acompanhado de sua moto BMW R1200 GS, Neil Peart e seu amigo motociclista Brutus rumaram para a Argentina. Porém, uma confusão no GPS fez com que os dois acabassem em Itapiranga, no extremo-Oeste de Santa Catarina.

Como a tecnologia não deu certo, eles retomaram mapas em papel para chegar à Argentina. Eles precisaram reproduzir um pouquinho de língua portuguesa para que o destino final, enfim, estivesse sob as rodas de suas motocicletas.

Havia certa pressão sobre aquela ideia. Neil Peart era acostumado a fazer longas viagens, mas nunca havia realizado uma entre compromissos do Rush - geralmente, eram durante as férias dele.

O problema maior da viagem foi que Neil Peart e Brutus caíram em estradas de terra, onde o sinal de GPS falhava e não havia ninguém para se pedir informações. Eles seguiram sem perceber que estavam perdidos e só em Itapiranga, notaram que haviam perdido, há um bom tempo, a ponte em que deveriam ter seguido.

Pesquisa, Redação e Edição: Carlos Martins

Por Igor Miranda

Fonte: Neil Peart/Uol